Aqui vou publicar os meus receios, as minhas angustias, as minhas aventuras neste pequeno planeta...

15
Mar 08

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta FPCUB ) lamenta a morte por atropelamento de um jovem de 20 anos, utilizador de bicicleta, ocorrida dia 28 de Fevereiro pelas 8h35 em Arcozelo, Gaia, na rotunda da Avenida D. João II, tendo sido colhido por um camião de 40 toneladas que transportava areia, tal como foi noticiado na edição de 29 de Fevereiro do Di á rio de Notícias. Segundo a mesma notícia, a vítima foi arrastada cerca de 7 metros, tendo sido necess á rio proceder ao seu desencarceramento por ter ficado preso na roda traseira e, “segundo a GNR, apesar de não estarem ainda apuradas as causas, o acidente ter á ocorrido por descuido do ciclista. Devido ao peso do camião, o condutor não se apercebeu imediatamente do sucedido”.

Em consequência desta notícia, a FPCUB , através da sua delegação no Porto, apurou que o jovem utilizador de bicicleta, que se deslocava para o trabalho, circulava dentro da rotunda onde, segundo o Código da Estrada, lhe é cedida a prioridade. O camião vindo da A29 , com uma descida acentuada e com um sinal de cedência de prioridade à entrada da rotunda para seguir pela EN109 em direcção a Aveiro, não tendo respeitado o sinal de cedência de prioridade, nem a prioridade da bicicleta, imobilizou-se apenas 30 metros de distância do local do embate.

Em acidentes entre bicicletas e veículos pesados, que culminam habitualmente com a morte tr á gica do condutor do velocípede, tem sido comum os condutores dos pesados afirmarem que não se aperceberam da presença da bicicleta. A FPCUB lamenta que este argumento, v á rias vezes usado, sirva de desculpabilização ou justificação para o ocorrido nesta e noutras situações. Mais, expressa a sua indignação pela ligeireza com que foi imputada a responsabilidade ao utilizador de bicicleta por um “descuido”, ainda antes de apuradas as causas do acidente, supostamente relatada pelo agente da GNR que prestou declarações ao DN.

Tal como foi noticiado, a bicicleta encontrava-se dentro da rotunda aquando do choque com o camião. Exige-se, portanto, um esclarecimento cabal das responsabilidades de cada um dos intervenientes no acidente j á que à bicicleta, sendo-lhe conferida a prioridade, não pode ser responsabilizada previamente.

É de louvar a atitude cívica de todos aqueles que se deslocam de bicicleta diariamente nas cidades portuguesas, pelo contributo que dão à sustentabilidade do ambiente e da mobilidade correndo, ainda assim, sérios riscos.

A FPCUB exige uma vez mais que sejam tomadas medidas sérias de fiscalização e contra-ordenação de veículos que desrespeitam os outros utentes da via, em especial os mais desprotegidos como os utilizadores de velocípedes.

Continua a ser necess á ria uma consciencialização de que a via pública deve ser utilizada com respeito pelos outros utentes, mas parece cada vez mais necess á ria a imposição de medidas restritivas à circulação dos veículos motorizados mais consentâneas com a segurança rodovi á ria, nomeadamente a redução das velocidades de circulação.

Lisboa, 29 de Fevereiro de 2008

in site fpcub

 

 

Apesar dos cuidados que os ciclistas tem acontecem cada vez mais os atropelamentos.

Aqui est á mais um exemplo do que se passa nas nossas estradas.

Os automobilistas não respeitam os velocípedes .

Já fui atropelada por um carro numa rotunda, onde eu tinha prioridade.

Graças a Deus foi só a queda!

As pernas arranhadas, os joelhos em sangue, as calças rotas.

A bike nada sofreu.

Conforme contei à dias só Deus e o meu instinto evitaram a minha morte!

O que me irrita é que apesar do cuidado que tive, todos me avisam para ter mais cuidado!

Sei que devo ter cuidado...

E TENHO!

Tenho certeza que não foi devido a um descuido meu que fiquei sem bike, e por pouco perdia a vida.

Mas cada vez mais existem pessoas de bicicleta, motociclos nas estradas.

É necess á rio alertar os automobilistas para os cuidados a terem.

E em especial os camionistas...

A desculpa é sempre a mesma não vem as bicicletas...

Vai um a aposta que se fosse uma gaja de peras á mostra viam bem...

E até faziam sinais de luzes ou apitavam!

Pois é...

Necessito de dizer mais alguma coisa?

Quero só deixar aqui uma dica:

www.fpcub .pt é um site interessante.

Sim podemos por vinte e seis euros ser sócios e usufruir das vantagens da federação.

Incluindo um seguro para nós que arriscamo-nos em cima da bicicleta.

Já sou sócia!

E aconcelho todos a fazerem o mesmo...é uma protecção!

Pode não nos salvar a vida, mas em caso de acidente podemos participar tal como os automobilistas...não ficamos tão desprotegidos.

E...já tenho minha bike nova!!!!

A minha bike é tão bonita...

E levezinha...

Espero que me traga tantas alegrias como a Niagara

publicado por abadia7 às 21:44

Março 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
12
13
14

16
17
22


30
31


mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO