A Páscoa é a festa comemorativa da ressurreição de Jesus Cristo e é também uma época cheia de tradições cuja origem já quase se perdeu. Uma das coisas que não devemos esquecer é o dia em que é celebrada. A Páscoa é no primeiro Domingo depois da lua cheia que ocorre no dia ou depois de 21 de Março, como foi decidido no Concílio de Nicéia 325 d.C.. A Quarta-feira de Cinzas tem lugar 46 dias antes da Páscoa e a Terça-feira de Carnaval é 47 dias antes da mesma celebração.
A Páscoa está associada a várias práticas alimentares em que os ovos, os folares, as amêndoas e os cordeiros ocupam o primeiro lugar. O "folar" tem especial relevância e varia muito conforme a região do país em que é consumido, mas qualquer que ele seja, assenta sempre num ritual de dádiva, solidariedade e convívio. O folar mais corrente em Portugal é um "bolo de massa seca, doce e ligada, feito com farinha de trigo, ovos, leite, azeite, banha ou pingue, açúcar e fermento, e condimentado com canela e erva-doce, encimado, conforme o seu tamanho, por um ou vários ovos cozidos inteiros e em certos lugares tingidos, meio incrustados e visíveis sob as tiras de massa que os recobrem".
A tradição de oferecer ovos no Domingo de Páscoa, como símbolo da ressurreição, é outra das tradições desta época e vem da China. Há alguns séculos atrás, os orientais embrulhavam pacientemente os ovos naturais com cascas de cebola e cozinhavam-nos com beterraba, criando bonitos desenhos mosqueados nas cascas. Os ovos eram dados de presente na festa da Primavera. O costume chegou até ao Egipto. Depois da morte de Jesus Cristo, os cristãos consagraram esse hábito e no século XVIII a Igreja adoptou-o oficialmente. Desde então, as pessoas trocam ovos enfeitados no Domingo após a semana santa. Progressivamente os ovos naturais têm vindo a ser substituídos por ovos de chocolate. Talvez porque a Igreja proibisse durante a Quaresma a alimentação com ovos, carne e derivados, mas mais provavelmente por causa do desenvolvimento da indústria de chocolate.
in terras da Beira As tradições da Páscoa... Não é só as amendoas que os tios, os amigos e vizinhos nos dão nesta altura. Existem outros valores. Existem tradições que se vão perdendo ao longo dos séculos. Uma amiga hoje disse-me que ao jantar ia comer carne. Já tinha muitos pecados...mais um! Mas não tem a ver com pecados. Tem a ver com troca de valores que se foram perdendo. Desejar Boa Páscoa só porque fica bem é hipócrita. Tem de haver sentimento... Não necessitamos de ser bem educados... Necessitamos de ser solidários com os outros. Respeitar os sentimentos do próximo. Perdoar os erros...isto assim parece tão fácil! Pois é...perdoar é algo díficil. Por isso só alguns tem esse dom. "Dar a outra face a quem nos bateu". É um valor que ninguém cumpre! O rancor, o ódio turva anossa vista... Mina o nosso coração... E acaba por nos fazer magoar os outros. ... Estou a dar lições de moral. Estou a escrever e a pensar... Sim..balelas! Não perdoas, não dás a outra face! Avancemos... Devemos compartilhar com a familia e os amigos estas datas comemorativas. Com paz e amor... Renovem os vossos votos. Abracem as tradições... |